Gheorghe Zamfir

15 de set. de 2010 Postado por Fernando
Semana Romena

Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Conhecido até hoje como "O mestre da flauta pan" ou “O maior pan-flautista do mundo”, Zamfir é famoso por tocar uma versão expandida do estilo tradicional da flauta Romena de 20 tubos para 22, 25, 28 e 30 tubos e por difundir a música folclórica Romena na sociedade moderna americana.

Gheorghe Zamfir veio a público quando ele foi "descoberto" pelo ethnomusicologista suíço Marcel Cellier, que pesquisava música popular na década de 60. Trazido pela primeira vez à Europa Ocidental em 1972 pelo compositor Vladimir Cosma, como solista na música original de Cosma para o filme “Le grand blond avec une chaussure Noire”, ele fez grande sucesso. Desde então, ele tem colaborado como solista em trilhas sonoras de filmes famosos de compositores como Francis Lai e Ennio Morricone, também em diversos comerciais de televisão. Nos Estados Unidos, seus comerciais foram amplamente vistos na CNN nos anos 80.


Sua música também foi ouvida na trilha sonora de muitos filmes de Hollywood. Além de “Karate Kid” de 1984, onde sua música é tocada o filme inteiro, ele participou da trilha de “Era uma vez na América” e atualmente, sua canção The Lonely Shepherd se tornou tema para a personagem principal do filme de Quentin Tarantino, Kill Bill vol. 1.


Abaixo, ele executa "The Lonely Shepherd" acompanhado pela James Last Orchestra.




Se gostou, ouça mais do seu trabalho na Rádio UOL.

1 Response to "Gheorghe Zamfir"

  1. Unknown Says:

    Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br