Constantin Brancusi

14 de set. de 2010 Postado por Fernando
Semana Romena

Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Não espere por mistérios, eu lhe apresento pura alegria."
- Brancusi


O escultor romeno Constantin Brancusi, (1876-1957) foi a figura central do movimento moderno e um dos pioneiros da abstração. Ele passou grande parte da sua vida na França e lá viveu os anos dourados da fama artística na companhia de Pablo Picasso, Man Ray, Marcel Duchamp, Henri Rousseau e seu conterrâneo George Enescu.

Apesar do glamour da vida parisiense, Brancusi sempre se vestida de maneira simples, como
um camponês Romeno. Seu estúdio se parecia muito com uma casa de campo de sua região natal. Havia uma grande laje de pedra que ele usava como mesa, uma lareira primitiva e os móveis todos feitos à mão por ele mesmo, inclusive uma vitrola de madeira. Além de fazer seus objetos pessoais, o escultor cozinhava muito bem sua própria comida, pratos tradicionais da Romênia, com os quais recepcionava seus clientes.

Tendo realizado vários trabalhos, alguns expostos inúmeras vezes nos museus de Nova York, Brancusi demonstrou ter um interesse especial por mitologia, contos populares e tradicionais, principalmente os Africanos e Mediterrâneos, os quais influenciaram diretamente seus projetos. Abaixo, sua primeira grande obra: O Beijo "Le Baiser", de 1908. Depois deste trabalho, ele apostou cada vez mais nos abstratos, delineando assim o seu próprio estilo.
Brancusi deixou o
conteúdo de seu estúdio para o Museu de Arte da Cidade de Paris, na condição de o estúdio ser instalado no museu em sua totalidade. Ele também foi eleito a título póstumo à Academia Romena em 1990.

0 Response to "Constantin Brancusi"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br