Off Topic: Blackmore's Night

10 de jan. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Por mais que alguém possa considerar as raízes africanas, portuguesas ou mesmo as indígenas como fonte original da cultura brasileira, não há dúvidas que temos um pedacinho de todo o mundo aqui. Não apenas grupos étnicos que ocupam certas regiões, mas costumes, dialetos, crenças e inúmeras tradições que, apesar de virem de fora, hoje são brasileiras sim e tornaram nosso país um montanha multi faceada esculpida por cada imigrante durante os séculos.

Na minha opinião, uma parte preciosa da história cultural do país foi sepultada nas reservas indígenas. Infelizmente perdemos um tesouro nacional quando decidimos exterminar e apartar esses erroneamente estigmatizados “primitivos” da nossa sociedade. Por outro lado se realmente pesquisarmos dados sobre a nossa história cultural popular (tal como ela é) antes do século XVI, se não formos pra África, cairemos diretamente na Europa medieval. Um exemplo. Qual o instrumento musical brasileiro mais tocado hoje em dia? Não tenho dados que comprovem isso, mas diria que é o violão. Além de ser ele o elemento mais característico da MPB, ele está em todo lugar. E de onde ele veio? Onde enfim eu quero chegar.

Eu penso que ao se falar em Europa medieval ou renascentista, estamos falando em parte da idade história da nossa própria cultura. Eu poderia citar diversos exemplos sobre como certas invenções ou costumes da terra dos reis, princesas e cavaleiros influenciam diretamente a forma como vivemos hoje e não acho que essa compreensão seja original, muito menos equivocada.

É com esse espírito que busquei nessa postagem um conjunto musical formado em 1997 cuja principal característica é o resgate do estilo das canções renascentistas européias com seus trajes feudais e poesia campestre. Liderado por Ritchie Blackmore (ex- Deep Purple e Rainbow) e sua esposa Candice Night, o fantástico Blackmore´s Night é talvez uma das mais conhecidas bandas que misturam a musicalidade folk européia e seus instrumentos típicos como mandolins, gaitas de fole e requintas com a tecnologia contemporânea dos amplificadores e das guitarras Fender. Melhor do que descrever, é ouví-los. Confira abaixo uma canção que traz de forma bem evidente essa fusão entre o folclórico e o contemporâneo.

3 Response to "Off Topic: Blackmore's Night"

  1. byTONHO Says:



    Boa volta Fernando.

    + NEGRA é a NOITE?!

    Bela música!

    :)

  2. Fernando Says:

    Obrigado Tonhão! Eu gosto muito de música assim. =)

    Grande abraço!

  3. Maclaud Says:

    Voltou com tudo, hein?
    Esse casal "offtopic" ficou demais!
    Vc retratou muito bem a expressao dos dois: a alegria entusiasmante dela com a indiferenca, apatia do rosto dele.
    Sem duvida, um grupo musical excelente, com suas luzes e sombras...
    (desculpe a falta de acentuacao... eh por causa do laptop que estou usando emprestado, hehehe!)

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br