Off Topic: Dia do Quadrinho Nacional

22 de jan. de 2011 Postado por Fernando

No próximo 30 de Janeiro será comemorado o Dia do Quadrinho Nacional. Devido uma iniciativa da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, desde 1984 esse dia é lembrado por ser essa a data da primeira publicação de uma História em Quadrinhos em solo Brasileiro, feita pelo artista Ângelo Agostini no ano de 1869.


Como fã de quadrinhos que sou, é claro que eu não poderia deixar esse evento passar em branco. A princípio eu planejei uma semana temática onde tentaria toonar os principais talentos brasileiros que estão fazendo história tanto no cenário nacional como no internacional e os artistas já históricos que desenharam e escreveram muitas histórias que eu li quando criança nas dezenas de publicações nacionais. Pesquisando sobre esse pessoal eu encontrei certa dificuldade para completar a idéia por não conseguir encontrar todos os seus rostinhos na internet. A maioria dos autores que procurei eu não encontrei fotos nítidas que me ajudassem a fazer uma retratação fiel e em alguns casos, eu não encontrei foto alguma. =(


Para que minha homenagem não fosse por água abaixo eu precisei mudar meus planos. =)
Considerando que grande parte do material lançado no mercado nacional é de autoria estrangeira (inclusive, acho que 91% de todos as HQs que eu li na infância e na adolescência são dessa natureza), resolvi então relembrar os principais autores que me levaram a apreciar a arte de contar histórias em quadros sequenciais. Farei dessa data uma recordação pessoal das personalidades responsáveis pelos divertidos momentos que eu passei lendo quadrinhos. O foco então será mudado, de uma escolha dos historicamente mais significativos para os que foram os mais influentes para mim quanto um fã de quadrinhos. Aproveitado, eu toonarei algumas personalidades já sugeridas por leitores do blog.

Outra coisa: Como é muita gente, vou usar os 7 dias da semana. Então, de segunda-feira, dia 24 à domingo, dia 30, Semana Temática do Dia do Quadrinho Nacional.


Bom fim de semana! ;)


Fonte: quadrinho.com

0 Response to "Off Topic: Dia do Quadrinho Nacional"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br