Off Topic: The Europeans

27 de jan. de 2011 Postado por Fernando
Semana do Quadrinho Nacional

Eles são: Moebius, Alan Moore, Neil Gaiman e Dave Mckean.

Das turminhas infantis, passando por super-heróis, chegando a personagem de literatura retratados por mestres pintores (gênero adulto?). Em quais novos caminhos eu seguiria desbravando o mundo da nona arte? Seria possível que existisse algo diferente de tudo isso? Como eu era ingênuo!

Em uma terra distante além dos oceanos, as categorias citadas acima representavam 2% de tudo o que se produzia referente a histórias em quadrinhos. O gênero das histórias eram um reflexo da personalidade do quadrinhista, que criava livremente sabendo que bastava fazer um trabalho bem feito que o mercado estaria de portas abertas. A liberdade permitiu que os criadores desenvolvessem tanto suas habilidades que essas tornaram-se super-habilidades, transformando eles próprios nos heróis dos quadrinhos... Bem, olhando melhor para eles, talvez seria melhor classifica-los como anti-heróis. Enfim, eles são os cosmic creators, The Europeans!!!


Dr. Moebius, cujo alter ego é Jean Giraud, é uma espécie de provedor de mundos fantásticos. Seus poderes permitem que ele sonhe coisas inimagináveis, impossíveis e indecifráveis. Com a capacidade de criar representações plásticas por meio de pinceladas atômicas =) ele abre canais na nossa realidade, levando o leitor por viagens transcendentais em “buracos de minhoca” até seus mundos intangíveis e translúcidos.


Lord Mur, munido de uma pena encantada, consegue como nenhum outro mortal, interagir na concepção da natureza das coisas, recriando-as, transpondo-as, decompondo-as, recombinado-as e transubstanciando-as. Pequenos cenários, personagens esquecidos e conceitos entediantes recebem novo fôlego vital em suas mãos e se expandem, ganhando novos atributos e desenvolvendo outros antes adormecidos.


Gai-Man, o super-herói etéreo, é um dos mais poderosos Europeans. Ele tem o poder de conjurar corpos físicos e formas orgânicas derivando-os de conceitos abstratos ou oníricos. Desejo, Delírio ou Desespero viram poderosos aliados sob seu comando quando ele bem quiser. Além disso ele conta com Livros de Magia e Cabal, um fiel cão branco como companheiro.


Mister Mckean, conhecido como o Alquimista Morfológico, é um ilusionista que pode alterar a visão da realidade, distorcendo-a ou modificando-a segundo seu próprio gosto. Assim ele pode dominar os seres, criando pesadelos lúcidos que os levam a experimentar sensações fantásticas. Em alguns momentos ele faz parceria com Gai-Man, unindo seus poderes para criar projeções ilusórias de proporções colossais.


Durante anos eles combatem sua aqui-inimiga, a Máquina-Monstro da Morte que estigmatiza o mercado de quadrinhos como “coisa de criança”.

0 Response to "Off Topic: The Europeans"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br