Emir Jaber al-Ahmad al-Sabah

20 de jan. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Em 1962, o xeique Jaber foi nomeado primeiro ministro do Kuwait, das Finanças e da Economia e em 1977 ele foi nomeado emir do Kuwait após a morte de seu tio, Emir Sabah III.

Durante seu governo, Jaber presenciou vários conflitos, incluindo a guerra Iran-Iraque de 1980-88. Ele sobreviveu a uma tentativa de assassinato em 1985 por um extremista muçulmano xiita, que o levou a reduzir suas aparições públicas. Em agosto de 1990, ele foi forçado a fugir para a Arábia Saudita após a invasão iraquiana do Kuwait. Lá, ele estabeleceu um governo, retornando ao Kuwait em março 1991 após uma campanha militar internacional que expulsou as forças iraquianas.

O governo de Jaber foi notável por seu sucesso na concessão de emancipação política das mulheres. Ele propôs que uma alteração à Lei Eleitoral do Kuwait em 1999, permitindo que as mulheres pudessem votar ou se candidatar em cargos governamentais. Mas o projeto foi rejeitado pela Assembleia Nacional conservadora e não foi aprovado até 2005.

Apesar de sua riqueza, Jaber foi considerado uma pessoa simples que evitava ostentação. Seu palácio foi descrito como um lugar espaçoso mas comum, e pão e iogurte eram comidas satisfatórias na maioria das suas refeições. O Kuwaitianos descrevem-o como um "pai bondoso" que cuidava deles e deu-lhes o que precisavam. O presidente dos UAE, xeqiue Khalifa, descreveu-o como "um proeminente líder que dedicou sua vida para o serviço e o bem-estar de seu país e das nações árabes e muçulmanas."

Em 2006, com 79 anos, ele faleceu vítima de uma hemorragia cerebral, deixando mais de 40 filhos.


0 Response to "Emir Jaber al-Ahmad al-Sabah"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br