Kaká Werá Jecupé

22 de abr. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Atualmente, as pessoas não sabem as histórias de seus pais e avós, quanto mais de seus descendentes mais antigos. Ao contrário da cultura indígena, a pedagogia atual não tem o enfoque na formação da alma, na ética do clã mais antigo”.
- Kaká Werá

Kaká
descende das tribos Kaitité e Kaxixó e nasceu no bairro de Parelheiros em São Paulo, onde ainda hoje existe um agrupamento de índios desaldeados. Desde cedo ele demonstrou muito interesse pela sua raíz étnica e sempre esteve envolvido diretamente tanto nas tradições culturais e nos princípios ambientais do seu povo, como também em movimentos estudantis.

Hoje, como escritor, ambientalista, conferencista internacional e indianista, Kaká é uma respeitável autoridade nos assuntos sobre diversidade cultural, sustentabilidade e responsabilidade social. Em suas palestras ele discorre sobre a importância da compreensão da cultura indígena, principalmente com relação as formas de aprendizagem, que valorizam a vivência por meio dos mitos e da contação de histórias, ao invés das comuns decorebas. Um dos seus feitos foi a idealização de uma oca-escola onde, através de um processo imersivo, ele ensina aos professores os encantos da cultura indígena original e suas aplicações contemporâneas, que se contrastam com as informações folclorizadas e antiquadas dos livros escolares.


Ele também é o fundador do Instituto Arapoty, cuja missão é difundir o saber ancestral das culturas indígenas e promover apoios para essas comunidades, e desde 1998 ele leciona na Universidade da Paz (UNIPAZ).


Fontes:
kakawera.org, folha.uol.com.br, fsa.br

0 Response to "Kaká Werá Jecupé"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br