Juliano Mer-Khamis

5 de abr. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

"Eu sou 100% palestino e 100% judeu”.
- Juliano Mer-Khamis


O ator, diretor e ativista nasceu na cidade de Nazaré em Israel. Seu pai era árabe cristão e sua mãe uma judia ativista pelos direitos dos palestinos. Ele trabalhou em dezenas de filmes israelitas, americanos e canadenses e por fim inaugurou um teatro comunitário chamado “O Teatro da Liberdade” para continuar o trabalho de sua mãe, que acolhia crianças no campo de refugiados palestinos em Jenin com o intuito de usar o processo criativo teatral no desenvolvimento de confiança, habilidades e auto-conhecimento. Desde 2006 Juliano atuava diretamente nesse projeto e lutava pela paz e a união entre judeus e árabes, porém ele estava recebendo diversas ameaças das forças palestinas que o acusavam de ser um espião israelense...


No dia 04 de Abril de 2011, ao sair do Teatro da Liberdade, as cortinas se fecharam para sempre para o artista. Alvejado por atiradores mas-carados (como sempre), Juliano faleceu aos 52 anos.


O vídeo abaixo mostra um pouco do seu trabalho. Não deixe de conferir o porquê de tamanha violência contra ele.




Nota: O histórico conflito entre palestinos e israelitas perduram por gerações. Muitos nascem, lutam e morrem nessa guerra sem entender o porquê disso tudo. Poucos seres humanos pensantes e maduros como Juliano se posicionam contra essa briguinha racial infantil e tentam fazer diferença propondo diálogos, arte, poesia, SANIDADE, enfim.... vida. Em honra a essa admirável figura que carregou até em seu sangue o símbolo da solução para essas guerras ignorantes, considerarei ele na grade dos países o que ele afirmou ser e lutou para que os dois povos que o originaram fossem - um só. Aqui Juliano Mer-Khamis representará tanto Israel como a Palestina.


.... e desculpem-me pelo desabafo.


Fontes: folha.uol.com.br, wikipedia.org

0 Response to "Juliano Mer-Khamis"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br