Malangatana

31 de mar. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

Malangatana Valente Ngwenya foi um artista plástico moçambicano. De origem humilde, ele trabalhou em diversas áreas antes de interessar-se por artes. Devido ao apoio do arquiteto português Pancho, Malangatana começou sua carreira em um ateliê improvisado na garagem emprestada do amigo, sob o dever de produzir duas aquisições mensais. Nesse local ele organizou sua primeira exposição.

Suas obras abordavam diversos temas como amor, política, cotidiano e protesto ao colonialismo português. Esse último assunto lhe rendeu complicações com as autoridades, que suspeitavam ter esse artista, relações com os ativistas políticos da Frente de Libertação de Moçambique. Embora ele tenha passado por detenções, até mesmo para que fosse obrigado a explicar suas obras, ele foi absolvido.

Malangatana
participou de exposições coletivas em dezenas de países. Tem murais pintados na África do Sul, no Chile, na Colômbia, nos EUA, na Grã-Bretanha, na Suazilândia e na Suécia. Além de pinturas, sua obra se extende à gravura, cerâmica, tapeçaria, escultura e poesia, e encontra-se em inúmeros museus, galerias públicas e coleções particulares de todo mundo.

Entre seus prêmios estão uma galardoação com a medalha Nachingwea; uma nomeação de Arti
sta pela Paz, da UNESCO e um título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.

Tentativas vitrálicas, 1982

Fonte: wikipédia.org, artbarreiro.com
, joaodorio.com

0 Response to "Malangatana"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br