Hadeel Alhodaif

19 de mai. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

"Espero que um dia eu possa participar de uma ação cultural, onde a presença das mulheres não cause alguma reação alérgica".
- Hadeel Alhodaif

Hoje completam 3 anos desde que os jornais do mundo todo publicaram a notícia sobre o falecimento de uma das blogueiras mais corajosas da história. A saudita Hadeel Alhodaif mantinha um blog chamado Heaven's Steps onde postava diariamente seus pensamentos e reflexões sobre a política árabe.


Para quem não sabe, a cultura da Arábia Saudita é uma das mais rígidas com as mulheres. Elas são condenadas a penas severas por coisas que os cidadãos ocidentais mal podem entender. Recebem dezenas de chibatadas se forem pegas em companhia de um homem sem a presença de um familiar (crime chamado de khilwa) e podem receber uma pena de centenas de chibatadas caso forem estupradas por desconhecidos. Lá é bem comum casos de suicídios de mulheres que não aguentam viver nesse regime, onde até mesmo os programas de televisão ensinam os maridos como castigarem as esposas que não se submetem aos seus caprichos.


Hadeel era a favor da liberdade de expressão e usava comentários inteligentes, bem humorados e assertivos para inspirar outras mulheres a se manifestarem para construírem uma nação melhor para todas as pessoas, e fazia isso usando o seu próprio nome para assinar seus textos, coisa que espantava a todos. No dia 16 de maio de 2008 – dois dias depois de completar 25 anos – ela sucumbiu após passar 25 dias em coma.


Fontes: peaceworkmagazine.org, timesonline.co.uk, frankherles.wordpress.com, br.amnesty.org

0 Response to "Hadeel Alhodaif"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br