Dimi Mint Abba

25 de ago. de 2011 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com



Quando um ouvido ocidentalizado capta pela primeira vez a Al-bayda (música popular da Mauritânia), a impressão que se pode ter é que cada músico está tocando, do seu jeitão, uma canção diferente da outra. Ritmos empolgantes e melodias que grudam na memória não tem vez no cenário musical mauritano. Se for possível uma comparação, ainda que distante, talvez uma faixa do lado C de algum raro “demo” experimental do Pink Floyd seja a musicalidade mais parecida que encontra-se por aqui.

O que seria exótico e incrivelmente sofisticado para a cultura americana, tradicionalmente pertence aos mouros, o povo predominante do país norte-africano Mauritânia. Lá, os músicos ocupam a casta mais baixa da sociedade e usam os instrumentos e a voz apenas para entreter seus patrões ou, assim como faziam os bardos, contam histórias de lendários guerreiros. Uma das principais características da música moura é o uso de um belo e delicado instrumento chamado tidinit, um parente do alaúde, tocado na posição vertical. Apesar da predominância masculina entre os músicos, a voz que tornou a Al-bayda conhecida mundialmente foi da - intitulada “Diva do Deserto” - cantora Dimi Mint Abba.

Nascida em uma família de músicos, Abba não contentou-se com a função de percussionista, geralmente reservada para as mulheres, e aprendeu a cantar e tocar outros instrumentos. Apresentando-se em programas de rádio e concursos musicais internacionais, ela logo conquistou a atenção do público devido a potencia de sua voz, senso de humor e cativante presença de palco. Além disso, Abba inovou criando fusões de estilos com melodias árabes e introduziu na cozinha da banda a guitarra elétrica, no caso, tocada pelo seu marido. Até a data de seu falecimento, no dia 4 de Junho de 2011, a cantora foi amada pelo seu povo e admirada por um vasto grupo de fãs de outros países.

Fontes: guardian.co.uk , wikipedia.org

0 Response to "Dimi Mint Abba"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br