Abebe Bikila

15 de dez. de 2010 Postado por Fernando
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

"Foram necessários um milhão de soldados italianos para invadir a Etiópia, mas apenas um soldado etíope para conquistar Roma".
- Ditado popular Etíope


Algo mudou nessa toonada, reparou? Não pude deixar de fora os pés do maratonista Abebe Bikila.


Sua origem não poderia ser mais simples. Filho de uma pastor de ovelhas, Abebe nasceu em uma pequena vila rural no interior de um dos países mais pobres da África em uma época de crises políticas e econômicas. Ele iniciou-se no atletismo tarde, já com 24 anos, e foi levado de última hora para os jogos olímpicos
de 1960 em Roma, substituindo o atleta previamente escalado para a competição que acabara de sofrer um acidente.

Abebe não tinha tênis, nem calçado algum, e o patrocinador da competição não tinha disponível um número que nele servisse. Ele então decidiu correr descalço.


42.195 m à frente, o maratonista de última hora venceria o corredor favorito com uma vantagem de 150 m e se tornaria o primeiro negro africano a receber uma medalha olímpica e a estabelecer um novo recorde mundial.


Esse foi apenas o começo da carreira esportiva do herói que não parou de vencer desafios. Faltando 40 dias para as olimpíadas de Tokyo, ele precisou se submeter à uma cirurgia de extração do apêndice. Mesmo assim ele novamente foi campeão, bateu o seu próprio recorde e se tornou o primeiro homem à vencer duas maratonas olímpicas consecutivas. Em 1969 Abebe sofreu um acidente automobilistico e ficou paraplégico, dependendo de uma carreira de rodas para se locomover. Se a falta do tênis não o impediu de concorrer, a ausência de suas pernas também não foram impecílio para o atleta. No mesmo ano ele participou dos jogos Stoke Mandeville (evento para-olímpico) na prova do arco e flecha.

Confira abaixo um registro da maratona de Roma. Em espanhol.



Fontes: www.wikipedia.org , www.jblog.com.br

2 Response to "Abebe Bikila"

  1. byTONHO Says:



    A Be Beleza que ficou!

    O Cara era uma "flecha"...

    :)

  2. Fernando Says:

    É verdade! Grande sacada! =D
    Abração Tonho!

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br