José Mayer
26 de mar. de 2012
Postado por
Fernando
2
comentários
Ksenia Solo - como Kenzi
14 de mar. de 2012
Postado por
Fernando
0
comentários
Lutadores UFC
10 de mar. de 2012
Postado por
Fernando
0
comentários
É coisa de cair o nariz
1 de mar. de 2012
Postado por
Fernando
2
comentários
Devido a pausa do feriado de Carnaval, seguida do infortúnio de ter sido meu modem grelhado na chapa por uma descarga eléctrica, precisei adiar um pouco a postagem que eu desconfiava se algum dia ela poderia acontecer. Mas finalmente a grade de países está completa e a meta de cartunizar uma pessoa de cada nação independente do mundo foi cumprida.
Graças à Deus!
Eu me lembro que no início eu construí esse blog por vários motivos, entre eles, melhorar o meu traço cartunesco - já que eu sempre ilustrei com pinturas "realísticas"- e aumentar minha percepção e compreensão dos rostos. Planejei então assumir um compromisso público como forma de me manter motivado e conseguir dedicar diariamente parte do meu tempo nessa tarefa, e de quebra, elaborar um painel que eu ainda não tinha encontrado na internet, um quadro com um representante de cada país. Com o passar do tempo eu fui pegando gosto pela coisa de compartilhar com os outros minhas "descobertas" e quase me esqueci do propósito inicial, o que fez com que o processo se prolongasse por mais de um ano, bem além do que eu esperava, chegando a mais de 510 rostos desenhados entre Junho de 2010 à Fevereiro de 2012.
Devo admitir que nessa caminhada eu tive meus momentos. Eu pensei em desistir e acho que isso ficou visível em algumas postagens, as quais retrataram mais o meu humor do que o rosto da personalidade. Foram em períodos como esse que eu precisei me focar no lado progressivo da tarefa e não em seu estado momentâneo e o que eu fiz foi simplesmente... keeping walking. Foi essa uma feliz decisão. Nessas experiências diversas eu pude, enfim, me encontrar e por reflexo, encontrar um caminho de busca pela excelência a percorrer, e sei que ele se estende ainda por muitas milhas além do ponto onde hoje estou. E mais importante ainda, valeu a pena continuar pois foi pelo Toonadas que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente várias pessoas fantásticas e outros colegas cartunistas e ilustradores. Sinto-me muito grato por isso.
Em outras palavras, eu não irei parar o blog como queria a princípio, mas seguirei usando-o de duas formas: como ferramenta de aprimoramento, sem nunca parar de arriscar coisas novas e claro, como uma oportunidade de compartilhar com os leitores e colegas o meu apreço por pessoas e coisas que eu me interesso ou admiro. Como já havia escrito antes, a partir dessa data, as postagens deixarão de ser diárias e passarão a acontecer bem ocasionalmente. Espero postar algo pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, eu deixarei de conter as formas no modelinho padrão da maioria delas e tentarei trabalhar mais a composição e idéia específica de cada uma. E eu bem sei que preciso praticar isso muito.
Uma coisa pode-se ter certeza, ainda vem muita coisa por ai. Além de algumas personalidades, conjuntos musicais e elencos de filmes que não sei porque eu ainda não fiz, tenho mais umas quinze toonadas prontas de reserva que ainda não postei, e um diretório no meu PC com mais de 330 rostinhos que eu garimpei lá no começo, só esperando pra serem toonados. Sem dizer também, algumas sugestões que ainda estão na sala de espera.
E pra não cair inteiramente no despropósito, já está no cabeçalho do blog uma nova página chamada Estados Br. Lá eu farei como na página dos países, mas relacionando agora um representante para cada estado nacional. Não preciso dizer que o espaço para sugestões está aberto. Espero também que você continue dando uma espiadinha aqui de vez em quando, certo?
Como dizem os narradores de estórias folclóricas da Espanha: "Y colorín, colorado, este cuento se ha acabado". =D
Posted in off topics
Assinar:
Postagens (Atom)