Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com
Nasceu escrava em Maryland, EUA. Ainda criança, ela trabalhou como serva da casa e em trabalhos no campo. Em sua adolescência, ela sofreu um ferimento grave na cabeça ao tentar impedir um escravo de ser chicoteado.
Em 1844, Harriet se casou com um homem negro livre, mas com medo de ser vendida e separada dele, ela escapou através de um complexo de rotas secretas e lugares protegidos por ativistas abolicionistas. Depois de um ano, como se fosse uma "Moisés" negra, ela voltou ao sul para ajudar outros escravos à fugirem pelo caminho que foi chamado de "Underground Railroad". Em 1856, a recompensa pela sua cabeça era de US$ 40.000,00. Durante um período de dez anos, Harriet fez a viagem de fuga 19 vezes. Acredita-se que ela libertou cerca de 300 pessoas, levando-as para a região Norte, onde elas viviam livres.
Durante a Guerra Civil, ela trabalhou para a União como cozinheira e enfermeira, e até mesmo como espiã. Após a guerra, Harriet se estabeleceu em Nova York, onde construiu uma casa para os idosos e necessitados, que também servia como um centro de atividades em prol dos direitos das mulheres.
Fontes: nyhistory.com, pbs.org
Postar um comentário